Pós-graduação Multiprofissional em Cuidados Paliativos
Apresentação
Especialização em Cuidados Paliativos
Justificativa
O envelhecimento populacional que vem rapidamente ocorrendo no Brasil acarretou mudança significativa no perfil de adoecimento das pessoas, com um aumento de casos de câncer, doenças cardiovasculares, demências e tantas outras. Pessoas portadoras dessas doenças devem receber cuidados que envolvam a atenção integral aos problemas físicos, psicológicos, espirituais e sociais, considerando também a importância do núcleo familiar. A Organização Mundial da Saúde define Cuidados Paliativos como esta "abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual".
Objetivos
Favorecer o desenvolvimento do profissional de saúde para reconhecer e desenvolver ações em cuidados paliativos, aprofundando o conhecimento do aluno nessa área de especialização, a partir do desenvolvimento da massa crítica e reflexiva do profissional, com formação ética e aprofundada. O aluno deverá estar apto a:
1. Conceituar e descrever os princípios dos Cuidados Paliativos;
2. Avaliar as diferentes técnicas necessárias ao bom cuidado do paciente e família em Cuidados Paliativos;
3. Identificar as necessidades específicas de pacientes e famílias em Cuidados Paliativos;
4. Descrever as bases da atenção integral ao paciente, incluindo aspectos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais.
Carga Horária
360 horas.
Duração
18 meses.
Público-alvo
Profissionais de saúde (médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, obrigatória a apresentação de diploma de ensino superior).
Vagas
45 vagas (caso o número de inscritos exceda o de vagas, haverá seleção de currículo e os não selecionados terão a taxa de inscrição integralmente devolvida).
Coordenador
Niele Silva de Moraes, Doutora, UEPA